quinta-feira, 3 de julho de 2014

 



CARACTERIZAÇÃO CONTEXTUAL DA ESCOLA
 
Chã de Tanque é uma localidade que pertence à freguesia e concelho de Santa Catarina, ilha de Santiago, Localiza-se a oeste da cidade de Assomada, a 6 km. Mais a norte e ligados pela mesma ribeira (a ribeira dos engenhos) fica a localidade de Mato Sancho que dista a mais ou menos 4 km de Chã de Tanque. Estas duas localidades, cujas principais actividades económicas é agricultura e criação de gado, representam cerca de 3% de população de Santa Catarina. Chã de Tanque conta com uma infra-estrutura viária moderna, Moseu de Tabanca, centro de saúde que foi recentemente reabilitada e fala-se no projecto da sua elevação à categoria de vila.

O Pólo educativo nº VIII de Chão de Tanque é composta por uma escola Central (Escola nº 14 de Chão de Tanque) e uma escola Satélite (Escola nº 15 de Mato Sancho).

A Escola nº 14 do pólo Educativo nº VIII de Chão de Tanque é composta por: sete (7) salas de aulas, Gabinete de Gestor, Uma (1) Cozinha, um (1) Armazém, duas casas de banho param ambos os sexos, duas cisternas, uma (1) Arrecadação e um (1) pátio coberto. O contingente escolar do presente ano lectivo é composta por um (1) gestor, dez (10) professores e três (3) cozinheiras, servindo duzentos e dez (210) alunos. (cento e onze (111) no período de manhã e noventa e nove (99) no período da Tarde)

A escola nº 15 de Mato Sancho é composta por duas (2) salas de aulas, uma (1) cozinha, um (1) bloco sanitário com dois (2) compartimentos para ambos os sexos, um (1) espaço para organização dos processos e uma (1) arrecadação. Ali trabalham dois professores apenas no período de manhã num regime de turmas compostas com trinta e oito alunos (38) alunos repartidos em quatro classes (1º/2º, 3º/4º ano de escolaridade) e uma (1) cozinheira.
 

RECURSOS DISPONÍVEIS
 
1-HUMANOS
Gestor
11 Professores
4 Cozinheiras
 
2-MATERIAIS


8 Salas de aulas;
1 Sala de professores (espaço administrativo);
2 Cozinha; 2 Casa de Banho; Armazém;
Pátio coberto;
3 Computador e  1 Impressora; 1 Televisor.
 
 
PONTOS FORTES
 • Existência de turmas com nº de alunos abaixo de 25; • A relação entre professores, encarregados de educação, alunos e demais membros da comunidade é, em geral, boa; • A relação pedagógica é facilitadora das aprendizagens dos alunos;
• Abertura da escola à comunidade; • Relação entre a escola e parceiros com boa vontade em apoiar na melhoria física da escola;
• O corpo docente é qualificado e relativamente estável; 
· Dinamismo do gestor e grande capacidade de inovação e elaboração de projectos;
• Os elevados índices de assiduidade por parte da maior parte dos professores;
• A boa relação com outros gestores e a boa vontade em relação à troca de experiência;
• A existência de plano de intervenção para melhoria física do edifício escolar e aquisição de equipamentos;
• Procura de novas parcerias por via de equipamentos informáticos (Internet);
 ASPECTOS A MELHORAR

Estrutura de gestão com reduzido nº de recursos humanos disponível (apenas o gestor)
·     Os índices de insucesso no 2º Ano de escolaridade;
·     As taxas significativas de insucesso na L. Portuguesa e Matemática;
·     Baixo índice na qualidade de aproveitamento;
·     Reduzida participação dos pais/encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos;
·     Baixo dinamismo e capacidade criativa por parte de alguns professores;
 
·     Carência de formação específica para intervenção no caso das necessidades educativas e especiais;
·     Carência de formação para áreas de expressões artísticas e novas tecnologias com vista ao desenvolvimento de múltiplas inteligências nos alunos;
·     Ausência de hábitos de estudo e métodos de trabalho, na maioria dos alunos;
·     Fraco envolvimento do Ministério e Delegação na melhoria física das escolas;

onde queremos chegar






 
 


 
 



PONTOS FORTE

PONTOS FORTES




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