CARACTERIZAÇÃO CONTEXTUAL DA ESCOLA
Chã de Tanque é uma localidade que pertence à freguesia e
concelho de Santa Catarina, ilha de Santiago, Localiza-se a oeste da cidade de
Assomada, a 6 km. Mais a norte e ligados pela mesma ribeira (a ribeira dos
engenhos) fica a localidade de Mato Sancho que dista a mais ou menos 4 km de
Chã de Tanque. Estas duas localidades, cujas principais actividades económicas
é agricultura e criação de gado, representam cerca de 3% de população de Santa
Catarina. Chã de Tanque conta com uma infra-estrutura viária moderna, Moseu de
Tabanca, centro de saúde que foi recentemente reabilitada e fala-se no projecto
da sua elevação à categoria de vila.
O
Pólo educativo nº VIII de Chão de Tanque é composta por uma escola Central
(Escola nº 14 de Chão de Tanque) e uma escola Satélite (Escola nº 15 de Mato
Sancho).
A
Escola nº 14 do pólo Educativo nº VIII de Chão de Tanque é composta por: sete
(7) salas de aulas, Gabinete de Gestor, Uma (1) Cozinha, um (1) Armazém, duas
casas de banho param ambos os sexos, duas cisternas, uma (1) Arrecadação e um
(1) pátio coberto. O contingente escolar do presente ano lectivo é composta por
um (1) gestor, dez (10) professores e três (3) cozinheiras, servindo duzentos e
dez (210) alunos. (cento e onze (111) no período de manhã e noventa e nove (99)
no período da Tarde)
A
escola nº 15 de Mato Sancho é composta por duas (2) salas de aulas, uma (1)
cozinha, um (1) bloco sanitário com dois (2) compartimentos para ambos os
sexos, um (1) espaço para organização dos processos e uma (1) arrecadação. Ali
trabalham dois professores apenas no período de manhã num regime de turmas
compostas com trinta e oito alunos (38) alunos repartidos em quatro classes
(1º/2º, 3º/4º ano de escolaridade) e uma (1) cozinheira.
RECURSOS
DISPONÍVEIS
1-HUMANOS
Gestor
11
Professores
4
Cozinheiras
2-MATERIAIS
8
Salas de aulas;
1
Sala de professores (espaço administrativo);
2
Cozinha; 2 Casa de Banho; Armazém;
Pátio
coberto;
3
Computador e 1 Impressora; 1 Televisor.
PONTOS FORTES
•
Existência de turmas com nº de alunos abaixo de 25; • A relação entre
professores, encarregados de educação, alunos e demais membros da comunidade é,
em geral, boa; • A relação pedagógica é facilitadora das aprendizagens dos
alunos;
•
Abertura da escola à comunidade; • Relação entre a escola e parceiros com boa
vontade em apoiar na melhoria física da escola;
•
O corpo docente é qualificado e relativamente estável;
· Dinamismo do gestor e grande capacidade
de inovação e elaboração de projectos;
•
Os elevados índices de assiduidade por parte da maior parte dos professores;
•
A boa relação com outros gestores e a boa vontade em relação à troca de
experiência;
•
A existência de plano de intervenção para melhoria física do edifício escolar e
aquisição de equipamentos;
•
Procura de novas parcerias por via de equipamentos informáticos (Internet);
ASPECTOS A MELHORAR
Estrutura de gestão com reduzido nº de recursos humanos disponível (apenas o gestor)
·
Os índices de insucesso no 2º
Ano de escolaridade;
·
As taxas significativas de
insucesso na L. Portuguesa e Matemática;
·
Baixo índice na qualidade de
aproveitamento;
·
Reduzida participação dos
pais/encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos;
·
Baixo dinamismo e capacidade
criativa por parte de alguns professores;
·
Carência de formação
específica para intervenção no caso das necessidades educativas e especiais;
·
Carência de formação para
áreas de expressões artísticas e novas tecnologias com vista ao desenvolvimento
de múltiplas inteligências nos alunos;
·
Ausência de hábitos de
estudo e métodos de trabalho, na maioria dos alunos;
PONTOS FORTE
PONTOS FORTES



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